quarta-feira, 18 de maio de 2011

Filme de hoje - 18 de maio - 18h e 15min

Entrada franca!
AS INVASÕES BARBARAS (Les invasions barbares)
99 min, 2003, drama, colorido, Canadá

Direção: Denys Arcand
Elenco: Rémy Girard, Stéphane Rousseau, Marie-Josée Croze

As Invasões Bárbaras, do canadense Denys Arcand, é considerado um dos melhores da carreira do diretor, que ficou conhecido do público brasileiro por seu trabalho mais famoso, O Declínio do Império Americano.
Os personagens de O Declínio, de 1986, voltam para o reencontro do protagonista Rémy (Rémy Girard), professor universitário que se encontra gravemente doente.
Internado num hospital de corredores superlotados, ele vive o inferno da assistência pública - o que deflagra a crítica demolidora de Arcand contra as instituições.
Não restará pedra sobre pedra na certeira ironia dirigida impiedosamente contra o Estado, a polícia, a Igreja e a família, esta representada pelos parentes do professor que se organizam para lhe dar maior conforto, já que sua morte parece inevitável.
O filme é, basicamente, a construção da cerimônia do adeus deste intelectual cínico, que flertou com todas as mulheres e todos os ideais da revolução esquerdista do século 20.
A certa altura ele se pergunta, com seus amigos, se houve algum "ismo" em que não se engajaram, passando pelo marxismo, leninismo, maoísmo, trotskismo, entre outros. "Só faltou o cretinismo", lembra alguém. [...] (fonte: http://cinema.terra.com.br/ficha/0,,TIC-OI4399-MNfilmes,00.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário